quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Uma carta aos meus pais



Aos meus amados pais!

Mãe e Pai, achei que a melhor forma de conversar com vocês sobre este assunto seria escrevendo este texto, pois assim eu consigo organizar melhor minhas idéias.

Quero que vocês saibam que eu os amo muito, e que sempre vou amá-los, aconteça o que acontecer. Sei que vocês também me amam, ainda que eu não seja um filho perfeito e sei que tenho muito a melhorar.

Também quero que vocês saibam que tenho adiado ter esta conversa com vocês por muito tempo. A princípio porque eu mesmo não queria encarar a realidade e tentei de todas as formas contornar a situação, mas cheguei a um ponto da minha vida que eu não tenho mais esperança de que as coisas irão mudar, portanto terei de fazer os meus planos de acordo com a minha realidade de vida e não conforme as expectativas sociais e mesmo familiares.
Eu sei que você tem muitos sonhos para mim e que querem me ver feliz. Digo a vocês que eu sou um rapaz feliz, pois tenho vocês na minha vida. Vocês me ajudaram a conquistar tudo o que tenho hoje e mais importante do que as minhas conquistas é o fato de vocês estarem ao meu lado para me apoiar em todos os momentos.

O que eu temia, e ainda temo, é perder o apoio de vocês, pois sei que estarei frustrando as vossas expectativas como pais para mim e também contrariando o entendimento da “verdade” e “curso natural das coisas”, de como elas deveriam ser. Mas eu não posso mais viver assim. Talvez outros consigam, mas não eu. Não posso passar toda a minha vida escondendo das pessoas que eu mais amo aquilo que está dentro de mim, involuntário, e que é em muitas famílias uma ameaça à paz e a relação entre pais e filhos.

Mãe e Pai, por mais que isto possa doer neste momento em vocês, quero que saibam que isto tem doido em mim por todo o tempo da minha existência consciente. Se isto que estou dizendo é algo novo para vocês, isto não é nada novo para mim e tem me maltratado por todos estes anos. Demorou muito tempo para que eu pudesse tomar coragem e encarar a mim mesmo, buscar respostas e o apoio de outras pessoas na minha vida, tudo motivado pelo medo de ser colocado de lado, de ser rebaixado e maltratado.

Eu quero dizer a vocês que por mais que eu tenha tentado ser como os outros, eu não consigo. Tenho tentado por muitos anos mudar a minha natureza, mas não tive sucesso. Cheguei a um ponto que pensei em até mesmo tirar minha própria vida, achando que estava sem saída, mas graças a Deus obtive auxílio e posso dizer que hoje já dei a volta por cima e que estou bem interiormente comigo mesmo e com Deus. Quero dizer a vocês que eu não sou como a maioria dos homens, não sou heterossexual, não sinto atração pelo sexo oposto.
Vocês acompanharam meu desenvolvimento por todos estes anos e eu acredito que em determinados trechos da minha criação vocês devem ter se perguntado se eu não era mesmo diferente, mas não queriam acreditar que isto aconteceria com o filho de vocês. Eu acho que nenhum pai ou mãe gostaria de ter um filho “gay”, mas isto não é uma escolha, acontece nas melhores famílias, em todas as sociedades e religiões. Vocês não são culpados de nada, as coisas são como elas são e não há porque tentar achar um culpado. Vocês sempre foram pais excelentes para mim.

Eu acredito que vocês saibam que há uma coisa que se chama orientação sexual, que é aquilo que faz com que as pessoas se sintam afetivamente e sexualmente atraídas umas pelas outras. A grande maioria das pessoas possui uma orientação heterossexual, que é aquela na qual elas se sentem atraídas pelo sexo oposto. Uma minoria possui a orientação homossexual, onde elas gostam de pessoas do mesmo sexo. No conceito da maior parte da sociedade, os homossexuais são seres sem caráter, homens efeminados que muitas das vezes se vestem de mulher e que falam mole, desmunhecam e dão encima de tudo quanto é homem. As mulheres são masculinizadas, falam grosso e se vestem como macho. Estas pessoas são apenas uma minoria daquelas que são na verdade homossexuais. Existe uma quantidade muito grande de pessoas não heterossexuais que jamais poderiam ser identificadas como tais, a menos que elas dissessem. São pessoas normais, que trabalham, estudam e se esforçam por um futuro melhor. Infelizmente por causa do preconceito social estas pessoas têm medo de revelar o que elas sentem justamente por que não querem ser comparadas aos gays e lésbicas que estão ai dando escândalos e sofrendo preconceito.

Eu tenho buscado respostas para mim mesmo durante muito tempo, através da psicologia, conversando com outras pessoas e também através da religião. Vocês viram o livro daquele psicólogo, Augusto Curi, que eu comprei, chamado “O código da Inteligência”. Ele é um livro muito bom, que ajuda as pessoas que passam por conflitos existenciais a acharem respostas dentro de si mesmas. A verdade é que muitas das vezes nós deixamos de viver nossas próprias vidas por conta daquilo que outras pessoas vão achar ou falar de nós, e acabamos vivendo num perfil que não é verdadeiramente o nosso, mas um perfil que o grupo ao qual pertencemos quer que nós tenhamos.

Tenho conversado com outras pessoas que estão na mesma situação que eu, escondidos e oprimidos, com medo de que algum dia seus pais e amigos descubram a verdade e eles sejam rejeitados. Vivem um dilema diário, um conflito existencial e não sabem como será o dia seguinte,  o ano seguinte nem como estará a vida daqui a 10 anos. Eles têm medo do futuro, da perda de pessoas importantes em suas vidas, pessoas que não sabem o terror que eles vivem e que provavelmente os entregarão ao abandono sentimental após saberem da verdade, condenando-as por algo que elas não tem controle.

Busquei ajuda em Deus, orei muito, chorei, busquei muitas Palavras na igreja. Arrumei namoradas para tentar uma vida “normal”, dentro dos padrões estabelecidos, mas realmente nada resolveu. Na igreja, os próprios anciães, nas Reuniões da Mocidade, aconselham moços e moças que não se sentem atraídos pelo sexo oposto a não se casar, pois isto acaba trazendo problemas em longo prazo na vida do casal. Os próprios anciães mais esclarecidos chegaram à conclusão de que homossexualidade não é uma escolha, nem uma doença, nem um espírito. É uma tendência involuntária. Muitos irmãos e irmãs buscam os anciães para conselhos e depois eles repassam os mesmos conselhos na igreja para todos os demais. Então não pensem que eu sou o único assim na Congregação. Existe uma quantidade imensa de irmãos e irmãs como eu, e que também estão buscando a Deus de coração sincero.

Resolvi fazer isto agora, meus pais, que cheguei aos 25 anos de idade. Fiquei muito tempo aguardando uma mudança, como um milagre, mas ela não veio. Sentimento é uma coisa complicada, ainda mais quando se trata de sexualidade. Imagine vocês ter que viver o resto da vida escondendo esta verdade da família. E eu também não quero mais ter que viver dando desculpas do porquê de eu não namorar esta ou aquela irmã. Aliás, eu acho que o principal motivo de eu ter estas minhas crises de nervosismo é justamente pelo fato de eu ter que viver assim, driblando estas indagações do porque eu não namoro fulana ou ciclana. Eu gostaria sim, muito, muito mesmo, de me casar e ter filhos, de ter minha família, mas eu não posso enganar uma irmã e me casar com ela sem ter um sentimento real por ela. Veja o quanto a ******* sofreu quando terminamos o namoro, mas foi melhor ela sofrer naquela época do que sofrer depois, ela e toda a família, com um casamento arruinado.

Eu não quero que vocês pensem que eu vou mudar como pessoa. Não vou mudar, vou ser o ******* que vocês sempre conheceram. Na verdade, a mudança que eu quero que haja é a de um melhor relacionamento entre eu e vocês. Não quero mais, mãe, que você pense que eu quero sair de casa por que eu não amo vocês. Eu queria sair de casa como uma forma de fuga, para poder não ser cobrado tanto sobre questões de namoro e casamento. Eu sei que estou ficando velho e que estou ficando “para trás”. Veja ai, meus melhores amigos já estão todos casados, outros namorando. E eu, sozinho, sem ninguém, e cheio de desculpas para dar. Tentem se por no meu lugar e tentar sentir na pele o que eu passo. Além de ser sozinho, ainda tenho de ficar inventando desculpas para fazer a família e os amigos felizes. Esta situação é realmente frustrante. Eu não posso namorar, de acordo com as regras, nem homem, porque religiosamente falando é errado, moralmente falando é feio, e vai contra os princípios da família, nem posso namorar mulher, porque se eu não sinto atração, a própria igreja me diz que eu devo ficar na minha e não comprometer o futuro de uma moça. Então o que devo eu fazer? Ficar o resto da vida mentindo para todos, que eu não me caso por que estou esperando uma mulher perfeita? Ou que estou muito ocupado com estudo e trabalho para pensar a respeito? Sem contar que na igreja, eu seria considerado uma “abominação” se dissesse a verdade, e corro o risco de que muita gente nem me saúde mais com a paz de Deus, que dirá com o ósculo santo. Estes são os motivos de tanta revolta e questionamentos que eu tenho produzido ultimamente.


Amo vocês e espero que vocês continuem a me amar depois de hoje.

******.


8 comentários:

  1. Lendo a carta a seus pais percebi que o processo para uma pessoa se
    assumir homossexual é um caminho trilhado com muita negação, dúvidas,
    isolamento, incompreensão, sofrimento e lágrimas.

    Tentei me colacar no seu lugar para entender seu drama e não consegui.
    Coloquei-me no lugar de seus pais e senti fragilidade e impotência.
    Sou pai e não saberia como lidar com esta situação. mas uma coisa é
    certa: Não deixaria de amar meu filho.

    Fico consternado que não tenha encontrado na igreja uma reduto para
    aliviar este fardo. Todos deveriam se sentir bem-vindos e seguros pois a igreja é lugar de acolhimento e não de exclusão.
    A graça de Deus se manifestou de maneira contemplativa (Tt 2:11), mas
    o jugo eclesiático, muitas vezes, se comporta de maneria seletiva.

    A igreja não é um lugar de pessoas 'perfeitas'; Não pense alguém que é somente este jovem que tem algo a esconder, muitos tem seus segredos. Jesus não veio para os
    'santos', veio por amor ao pecador. É diante do altar de Deus que
    damos conta da nossa 'pequenice' e imperfeição. Não conseguimos sequer
    ajudar os nossos irmãos homossexuais. Não encontramos ainda um meio,
    mas ele existe pois o amor tudo vence.

    O que é homofobia? É a atitude revestida de preconceito, intolerância
    e violência contra os homossexuais que atentam contra a violação de
    direitos e dignidade do ser humano.

    O que não é homofobia? Considerar o comportamento homossexual
    inapropriado e ilegítimo.

    Acontece que o termo homofobia vem sendo aplicado também para esta
    segunda definição. E o simples fato de se pronunciar contrário está
    sendo considerado um ato homofóbico.Neste caso,
    a Bíblia e a igreja seriam homofóbicas.

    Nós, cristãos, temos a Bíblia como manual de conduta. Nenhum cristão
    pode ser homofóbico porque Jesus ensinou não só: "Amai-vos uns aos
    outros" mas ensinou a: "Amai-vos como eu vos amei". O amor de Jesus é
    incondicional.

    Nós, cristão, aceitamos a Bíblia como infalível palavra de Deus.
    Aceitamos como verdade aquilo que ela nos diz. Dentro da ética cristã
    que é o comportamento definido como verdadeiro, homem com homem e
    mulher com mulher não pôde.A sociedade tem procurado adequar a Bíblia à suas vidas quando deveriam adequar suas vidas à Bíblia.

    Eu considero até razoável a posição da Congregação Cristã no Brasil. A
    CCB não se envolve com a homossexualidade até que o indivíduo "peque".
    O sexo antes e fora do casamento é pecado; daí nesse caso o tratamento
    é igual para todos - homos e heteros. Não há discriminação.

    O casamento é uma instituição criada por Deus entre um homem e uma
    mulher. A união entre homossexuais reconhecida por lei não é casamento
    - instituição de Deus. Ela é ilegítima, portanto, aqueles que
    contraíram um 'casamento gay' estão em pecado.

    Brandon, acredito que este passo que deu trará uma estabilização na sua
    vida. Veja só: ontem estava perdido e confuso, hoje está procurando
    ajudar outras pessoas.

    Reverta a situação a seu favor. Sabe o que a Bíblia diz? Que o
    solteiro tem melhores condições de servir a Deus do que o casado e quem mantem-se solteiro faz melhor do que o que casa. Muitos se fizeram eunucos por amor do reino de Deus. Conheço pessoas
    que optaram pelo celibato por considerar ter uma missão em suas vidas
    - Cuidam dos pais doentes, tem mais tempo para um serviço específico
    ou são missionários.Eu sou realizado como marido e pai, se viesse ficar viúvo, poderia muito bem manter-me assim sendo ainda jovem.
    Gaste sua energia servindo a Deus, fazendo visitas aos enfermos e
    parados, aprendendo a música e conhecendo a obra de Deus pelo Brasil.

    Encare o celibato não como uma pena, mas como uma
    benção, um privilégio, um meio para santificação.

    Com tempo escreverei um post no JOVEMCCB.
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. Sei muito bem como é a tal situação.
    Resumindo, fui músico e auxiliar de jovens.
    hoje tenho 22 anos e sou muito feliz pois me assumi á todos, até mesmo aos irmaoes da CCB.
    Minha familia é composto por anciçao e coperadores.
    Não foi fácil mas fiz a decisão correta.
    Não consigo viver no celibato e acho isso um tormento. tenho meu companheiro hoje e somos felizes.
    congregamos sempre juntos e a irmandade sabe que somos um casal.

    Claro que eu náo toco mais nem mesmo sou auxiliar mas me contento em poder congregar sempre que posso.
    Faço visitas em particular. Visito á obra sempre e amo auxiliar os irmoes necessitados da obra.
    Bom...se eu tivesse que contar tudo que fiz para ter meu espaço hoje, ficaria escrevendo até 2015.heheh
    Hoje, minha familia me ama e me aceita como sou. Meu tio coperador e meu avô ancião também viram que hoje, mesmo sendo gay, sou um homem do bem e de caracter.

    Bom...é isso...A paz de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Deus,

      Gostaria, de verdade, de conseguir seu contato. Sou um jovem da ccb e passo pelos mesmos processos. Seria imensamente grato se vc aceitasse conversar cmg sobre tudo isso e me ajudasse com a sua experiencia.
      Que muito te abencoe.

      Excluir
  3. Olá Brandon, a paz de Deus!
    Gostaria de saber se esta carta foi escrita por você, e se foi entregue a seus pais?
    Pois vendo os asteriscos (*****) fiquei curioso em saber se você só publicou ou se foi realmente escrita por você. E, caso seje sua, qual foi a reação imediata dos seus pais?
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Amem!
    Sim, eu escrevi esta carta, mas não cheguei a entrega-la, pois tive uma conversa verbal com meus pais sobre minha orientação sexual. Foi dificil, mas muito libertador. Hoje sou livre, sou eu mesmo, e graças a DEUS fui muito bem aceito pela minha familia.

    ResponderExcluir
  5. A paz de Deus,

    Gostaria muito se fosse possivel conseguir o contato de voces, pq estou passando pelo mesmo processo e minha melhor amiga diz que eu nao tenho chances. Me angustio muito por tudo isso e queria muito apoio de quem ja passou pelo mesmo processo.
    Que Deus vos muito abencoe!

    ResponderExcluir
  6. Juan,
    Voce encontrará meu email clicando no meu perfil.
    Abraco.
    Brandon

    ResponderExcluir
  7. A PAZ DE DEUS,
    ESTOU PASSANDO PELO MESMO DILEMA,HOJE TENHO 33 ANOS,MAS NUNCA ME ACEITEI COMO HOMOSEXSUAL E COM ISSO SEMPRE TIVE MUITAS FRUSTRAÇOES EM MEUS RELACIONAMENTOS COM NAMORADAS,MAS O PIOR DE TODOS, FOI O ULTIMO, ONDE ESTAVA PRESTES A ME CASAR.APOS 2 ANOS DE NAMORO E 1 DE NOIVADO ESTAVA CHEGANDO A HORA DO CASAMENTO, MAS NO COMEÇO DESSE ANO, 2013,ENTREI EM CONFLITOS POIS ETAVA INDO PARA UM CASAMENTO SEM TER NEM UMA ATARÇAO PELA PESSOA EU A AMAVA E A AMO MUITO,MAS APENAS COMO UMA AMIGA NAO PRA ESPOSA! E ISSO ME REULTOU EM PROBLEMAS SERIO DE SAÚDE ONTE PASSA NOITES E NOITES SEM DORMIR PRECISEI DE AUXILIO MEDICO E AINDA ESTOU EM TRATAMENTO COM MEDICAMENTOS CONTROLADOS, POS ESTAVA APONTO E EXPLODIR! BOM, O CASAMENTO IRIA ACONTECER AGORA EM JULHO 2013,MAS TERMINEI, ATÉ HOJE,FICO COM MINHA CONCIENCIA PESSADA E VENDO AQUELA CENA DA EX NOIVA CHORANDO E PERGUNTANDO OQ ESTAVA ACONTECENDO,PORQUE FALTANDO 6 MESES TERMINAR? E COMO ISSO ME DOI,MAS TINHA QUE FAZER ISSO ANTES QUE FOSSE TARDE DEMAIS E NTRAR PARA O CASAMENTO. JA SE PASSARAM 4 MESES,MAS MINHA FAMILIA AINDA ME QUESTIONA MUITO E O QUE DIGO É NAO ESTAVA PREPARADO, O MEU AMOR POR ELA ESTA SE ESFRIANDO E ETC ... MAS O QUE ESTAVA POR VIR EU NAO ESPERAVA, ASSIM QUE TERMINEI O NOIVADO,CONHECI UM RAPAZ QUE ESTAVA NA MESMA SITUAÇAO, MAS ELE JA TINHA SE CASADO,ESTAVA EM PROCESSO DE SEPARAÇO,O QUE EU NUNCA SENTI POR NEMHUMA DE MINHAS NAMORADAS E NOIVA EU SENTI POR ELE,BOM,COMO NA CARTA ACIMA, A IGREJA DIZ QUE SERIA MELHOR NAO SE RELACIIONAR COM NINGUEM,MAS CREIO QUE TENHO O DIREITO DE AMAR VERDADEIRAMENTE ALGUEM,É MELHOR AMAR VERDADEIRAMENTE QUE FINGIR QUE AMA POIS ISSO SERIA PECADO DO MESMO JEITO, ENGANAR O PROXIMO! BOM MEU DILEMA HOJE É, AMO ESSE RAPAZ E ELE AMIM,O QUE DIZER A MINHA FAMILIA, OU SERIA MELHOR MANTER O SIGILO? ISSO TEM ME TIRADO O SONO E AFETADO FISICAMENTE, EMAGRACI 10 QUILOS, OS MEDICOS FAZEM EXAMES ENCIMA DE EXAMES E NAO ENCONTARAM NADA,MAS SÓ DEUS E EU SABEMOS O VERDADEIRO MOTIVO DE TUDO ISSO... QUANTO A IGREJA, EU ME AFESTAEI DE TODOS OS TRABALHOS,UM OU OUTRO IRMAO, ME VISITAO MAS ACHO MELHOR ASSIM, POIS O QUE DIRA A ELES TABEM?SEI O QUANTO É DIFICIL MAS TENHO ESPERANÇAS EM DEUS QUE ALGO OU ALGUMA PROVIDENCIA ELE TOMARA EM MINHA VIDA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário