terça-feira, 31 de julho de 2012

Há vida lá fora - um ano e meio fora do armário


Há pouco mais de um ano e meio eu saia do armário para minha família. Fui o assunto do momento por várias semanas. A notícia se espalhou rapidamente. Ouvi e soube de várias pessoas que se chocaram, choraram e não acreditaram ao saber que eu, um irmãozinho músico, tradicional, cheio de "pretendentas" e de ótimo testemunho (modéstias à parte) era "aquilo...uma abominação". Bom, adjetivos à parte, sou sim homossexual. E dai? E dai que eu enfrentei de cabeça erguida todo este falatório, as desconfianças e maledicências que proferiram contra mim (não diretamente na minha cara, óbvio). Continuei minha vida, sendo quem eu sempre fui: um homem íntegro, trabalhador e honesto...para tristeza de muitos, é claro, já esperavam que eu iria me transformar e me liberar, sair dando escândalos, vestindo roupas femininas, e sendo o "palhacito" do bairro. Pobres almas que vivem do espetáculo alheio. 

Conquistei meu o espaço e o respeito da minha família. Meus amigos? Continuaram sendo meus amigos. Eu também descobri que alguns daqueles que se diziam meus amigos eram na verdade "falsos amigos", mas isto não me importa mais. O que importa é que hoje sou feliz. Não preciso mais dar desculpas esfarrapadas para "irmãos e irmãs santo-casamenteiros" que tanto se incomodavam com meu solteirismo, e queriam a todo custo arrancar de mim o  porquê de ainda estar sozinho. Não preciso mais arranjar namoradas de fachada, nem dizer que "Deus vai preparar uma serva no tempo certo", nem viver tendo que "bancar o hétero fervoroso", que não se casou porque priorizou se aplicar às "coisas de Deus". Esta vida de máscaras acabou. Hoje sou verdadeiro, sou eu mesmo. 

Claro, não anuncio aos quatro cantos da terra minha vida privada. Sou cauteloso e discreto. Infelizmente ainda vivemos numa sociedade homofóbica e preconceituosa e temos que ter jogo de cintura para vivermos sem maiores problemas. Mas estou liberto. Liberto para ser quem eu sempre fui. Por causa das amarras da religião precisei fingir por muitos anos ser alguém que eu não era. 

Meu conselho para aqueles que ainda estão no armário: tenha cautela, pois há um tempo determinado para todas as coisas. Esperei até meus 25 anos por este momento. O primeiro passo para sair do armário é estar bem consigo mesmo. Acredito que o primeiro desafio a ser vencido como crente é o trauma que a religião nos causa, ao afirmar que "gays são filhos do diabo", "homossexuais não tem salvação" etc. Um livro muito interessante que li e recomento é "O Código da Inteligência", de Augusto Curi. Não trata a homossexualidade diretamente, mas ajuda a encontrarmos o equilíbrio emocional em situações de trauma psico-social. "Não orbite em torno das opiniões alheias, seja você mesmo" é um dos lemas deste livro.

Ao sair do armário, você precisa estar preparado para mudanças. Infelizmente a igreja não vê com bons olhos quem se assume. É muito confortável para as igrejas evangélicas que os gays (sim, os anciães, cooperadores, pastores sabem muito bem que há muitos gays nas igrejas) não se assumam. Algumas pessoas podem afastar-se de você. Não se assuste. Você descobrirá quem são seus verdadeiros amigos (prepare-se para grandes decepções).

Nesta vida nada é garantido. Para tudo há um risco.Se não arriscarmos e não apostarmos na nossa própria felicidade, e sobretudo lealdade ao nosso próprio eu, jamais viveremos a vida como ela deve ser de fato vivida.

12 comentários:

  1. Eu sofro muito estou no armario. Moro em cidadezinha de interior, pessoas faladoras e cheias de preconceitos e minha familia é conservadora. Eu me apaixono por outros caras mas procuro esquecer para evitar em sofrer. Por favor me da uma dica. Obrigado! Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que morar em cidade pequena é muito complicado para qual quer homossexual, não apenas os evangélicos. Eu sou de uma grande cidade. Querendo ou não, as pessoas do interior tendem a ter uma mentalidade mais conservadora. Sei que cada caso é um caso. O que você poderia pensar é de um dia mudar-se para uma cidade maior, e viver sua vida independente, e só então abrir o jogo com sua familia. Abraço e boa sorte.

      Excluir
  2. Brandon,
    Tudo que você respondeu eu concordo plenamente. Admirei-te, e até invejei você quando disse que nunca se sentiu inferior nem indigno a ninguém. Acontece o inverso comigo.
    Infelizmente, sim, eu me sinto inferior a todos os demais crentes da CCB. Inferior de uma forma assustadora!! Por ter este sentimento me sinto indigno de estar ali, no meio dos músicos, e sendo auxiliar, sendo um exemplo na Congregação. Sempre penso que estou ‘enganando’ as pessoas, por causa desta mascara, desta fachada toda. Penso que estou enganando pois, se soubessem simplesmente o que penso por segundos, não falariam mais comigo! Por isto penso que os estou enganando.
    Eu ainda penso (de uma forma incrivelmente ignorante) que a maioria dos crentes da CCB são realmente 'puros'! Reconheço que, como você falou, "todos tem seus "segredinhos" que os fazem chorar quando vem palavra de justificação". Sei que é verdade, mas não consigo convencer a mim mesmo. Sempre concluo que sou o único ali com pecados sem perdão, e isto me faz sentir-me mal durante a maioria dos cultos e em todas as RJM. As vezes, me sinto inferior a alguns pecadores; pois se eu pecar será atreves de um pecado ‘pior’. Isto está enraizado em minha mente, não consigo mudar este pensamento, mesmo sabendo que não está correto. (...). O modo como penso é diferente e se aplica unicamente a mim. Ninguém merece ouvir minha forma de pensar. Ignore. Fui vítima de pedofilia na infância, através de um cristão adulto mal intencionado; como consequência aconteceu algo na adolescência, que não passou de beijos e abraços com um gay assumido não cristão, antes de eu ser crente batizado e tudo, que são capazes de tirar minha paz até hoje. Poucos sabem. Tenho 21 anos.
    Porém, de forma análoga, eu também não mantenho vida de promiscuidade. Também me mantenho casto, ou quase. Quando é impossível controlar, olho coisas indevidas na internet, de uma forma involuntária; depois me auto-condeno durante dias... as vezes, acho que é bom, assim evito que aconteça algo pior. O meu pensamento é incontrolável. A minha carne é forte. Agora estou respirando. Assusta saber que há muitos no Brasil e a CCB não faz nem diz nada: ignorá-nos! Também... não vejo nem imagino o que poderiam dizer, fazer, ou sugerir. (...).
    Peço-te perdão. Que me perdoe pelo modo que te perguntei muitas coisas de uma vez, não queria te ofender. É que, como você já passou por isto, pensei que sua experiência me ajudaria a passar esta semana tão complicada.
    Se te machuquei, me perdoe.
    Se quiser, responda.
    Depois, apague. Por favor.
    Seu irmão em Cristo,
    Fique com Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, vc tem algum e-mail, msn, ou algum outro meio para nos falarmos? Li seu comentário e me identifiquei demais com ele. Eu passo por praticamente tudo o que vc falou aí, é até incrível, mas a pura verdade. Por favor, se vc ou até mesmo o Brandon, dono do blog, puder conversar um pouco comigo, eu ficaria muito agradecido. Pode ser conta fake mesmo. É só pra poder dividir um pouco as experiências. Grato!

      Excluir
    2. Voce consegue meu email clicando no meu perfil BRANDON logo acima

      Excluir
    3. Mas não aparece teu e-mail lá no perfil não, Brandon.... está em branco onde deveria aparecer. ???

      Excluir
    4. Na verdade, quando eu clico no link "E-mail", surge uma janela redirecionada ao "Outlook 2007". Mas o teu e-mail mesmo não aparece... :(

      Excluir
    5. brand _ north @ hotmail . com (é só tirar os espaços e mandar ;))

      Excluir
  3. Irmão, infelizmente esta é a parte ruim da religião. Ela nos prende a dogmas mentais. Isto é pior do que uma cadeia física. Eu já passei pelo que você passa, assim como alguns CCBs e ex CCBs gays que conheço. Eu recomendo que você busque auxilio psicológico. A maior ajuda que tive para superar meus traumas não veio de fora, mas sim de dentro. Você precisa buscar respostas e chegar a conclusões que divergirão em muito da maioria das pessoas que te cercam. Você precisa pensar fora da caixa, se é que me entende.
    Boa sorte e espero que você consiga superar esta crise, assim como eu superei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brandon, o assunto homossexualidade é muito delicado. Quando digo que estou estudando ou tentando entender a homossexualidade já percebo olhares tortos.

      Você está congregando?
      Você está tendo um relacionamento homo declarado na igreja?
      Os irmãos da tua comum te evitam ou tratam normalmente?

      Deixo estes versículos:
      Isaías 56

      3."E não fale o filho do estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: De todo me apartará o SENHOR do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca".

      4."Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto:"

      5."Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará".

      Excluir
  4. Brandon,

    Antes de mais nada quero te parabenizar pela segurança que você transmite nas suas palavras. Graças a pessoas como você é que os diferentes da maioria conseguem alcançar um espaço de respeito entre a sociedade, tão preconceituosa e fria.
    Quisera que todos as pessoas, cristãs ou não , fossem como você. Infelizmente passei por uma situação muito dificil por esses dias, onde me descobri ( e também a minha irmã) que era uma dessas " namoradadas de fachada". Justo eu, que ,apesar de hetero, acredito ser livre de preconceitos ( meu melhor amigo é gay e crente).... Mas enfim, a mascara caiu e espero que ele se aceite agora, afinal ele está naquela fase de "sou sujo, amaldiçoado, espiritado...." e coube a mim, ainda que magoada pela traição, tentar mostrar que pessoas podem ser felizes mesmo não correspondendo as espectativas da sociedade.
    Fico feliz de haver pessoas como você, porque a sociedade precisa entender que há uma grande distância entre HOMOSSEXUALISMO e PERVERSÃO.
    Acho que devo ser uma das poucas mulheres que abraçam essa causa sendo cristãs, mas sinto orgulho quando vejo pessoas que se aceitam como são!
    Muita felicidade com o homem que voce ama!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos voçês ja fui crente tradicional mas não da CCb mas quase da mesma linha e fui procurar o meu pastor na epoca e ele se mostrou muito com vontade de ajudar mas em um determinado culto ele começou a falar coisas horriveis contra como ele disse TIPO DE GENTE e no momento fiquei triste e não liguei mas se passaram alguns dias e o mesmo disse que não poderia ter liberdade de mais nada, ou seja eu não poderia tocar na orquestra nem cantar no coral aquilo foi terrivel para mim. Hoje eu fico mais em casa ouço louvores e leio a biblia e me sinto bem assim.Só fico meio chateado de não ter alguem cristão para namorar. Porque a maioria dos gays cristãos estão la dentro das famosas igrejas tradicionais e muito deles até dentro do ministerio. Deus abençoe a todos meu face é Douglas Palmeira me solicitem amizade

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário