domingo, 17 de março de 2013

Igreja Jesus, Cidade de Refúgio: uma igreja inclusiva



Algumas semanas atrás fui convidado por um amigo da CCB para participar de um culto em uma "igreja inclusiva". Igrejas inclusivas são aquelas onde homossexuais são aceitos como tais, sem o famoso apelo para a mudança de orientação sexual. Fui à igreja Jesus, Cidade de Refúgio, localizada em Santa Cecília, região central de São Paulo. Esta igreja é presidida pelo casal de pastoras lésbicas Lanna Holder e Rosania Rocha. 

Chegando à igreja fui muito bem recebido por uma porteira, quem logo me conduziu até um assento. A igreja estava lotada. Senti um forte espírito de fraternidade ali dentro. Pessoas cantando, orando de olhos fechados, elevando as mãos aos céus ao som de letras de músicas como "Tudo pode passar, Teu amor jamais me deixará. Sempre há de existir, novo amanhã preparado pra mim". Vi muitos casais sentados lado a lado, com muito respeito pelo ambiente onde se encontravam e sem medo de que a qualquer momento algum pregador lhes apontasse o dedo e dissesse que ali eles não seriam bem vindos como gays, algo que aconteceu comigo e meu ex namorado há dois anos na CCB, quando um cooperador que sabia da nossa situação ocupou 40 minutos do tempo da Palavra pregando que casais gays não seriam bem vindos na igreja.

Muitas pessoas que frequentam igrejas inclusivas são gays e lésbicas que foram excluídos de igrejas tradicionais, como Batista, CCB, Assembléia de Deus etc, ou que saíram voluntariamente por não serem aceitas pelo grupo. Outros foram convertidos através de evangelização de rua, em porta de boates, parada gays e outros lugares de grande concentração de homossexuais. Independente do passado que elas tiveram, elas são recebidas e abraçadas como novas criaturas em Cristo, tal como ocorre em outras igrejas.

Para aqueles que acham que igrejas inclusivas são meramente pontos de encontro para gays, saibam que este conceito está completamente equivocado. Ouvi conselhos tais quais aqueles ensinadas nas igrejas tradicionais: santidade, fidelidade, castidade antes do casamento, respeito, amor ao próximo e acima de tudo, amor a Deus. 

Muitos tradicionais acham que estas igrejas são uma afronta a Deus e aos bons princípios. Outros são mais radicais e chagam a dizer que gays são filhos do diabo e que não possuem salvação, pregação que já ouvi da boca do ancião da CCB onde eu fazia comum. Independente do que possam dizer, gays e lésbicas são seres humanos providos de sentimentos, desejos, necessidades físicas e espirituais, e Deus está com Seus ouvidos inclinados para ouvir suas orações, estejam eles nas igrejas tradicionais ou nas igrejas inclusivas.

9 comentários:

  1. Eu também sou da CCB e admiro muito o trabalho das igrejas ditas inclusivas. Ainda não tive a oportunidade de participar de seus cultos, mas acompanho o trabalho de duas delas: a citada na postagem e a Igreja Contemporânea. Realmente muitos têm a ideia errônea de que as igrejas inclusivas são apenas pontos de encontros de gays, como descrito no texto acima. Conheço muitos jovens gays na CCB e alguns deles também pensam assim, por falta de conhecimento e pelo cerceamento que a própria CCB faz em suas vidas, com a máxima de que a única Graça ou Igreja de Deus é a CCB. Mas acredito que testemunhos como este do Brandon, ajudam a desmistificar essa ideia equivocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayton,

      Saiba que quando quiser nos conhecer, será muito bem vindo. Somos uma família...

      No amor de Cristo Jesus,

      Abs,

      Denise Carvalho, Diaconisa da Cidade de Refúgio

      Excluir
  2. Agradecemos pela visita e também pela explanação sobre nossa Comunidade. Saiba que este lugar também nasceu para você, então esperamos pela sua volta.

    Beto - Ministério de Comunicação Cidade de Refúgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz em ler este Artigo Beto Cresci na CCB minha Família pertence a CCB, e sou missionaria e membro da Cidade de Refugio, hoje tenho muitos amigos Inclusivos que são da CCB, muitos dos quais ja estiveram ou ate estão na Cidade de Refugio para honra e Gloria do nosso Deus e acima esta quem de fato somos..Filhos de Deus.

      Excluir
  3. Muito bem escrito, e que concordo com o dito, porém com a grande ressalva de que: Tirando os muito infelizes que ainda utilizam o púlpito da CCB e de outras denominações como se estivesse na mesa da sala de suas casas, dando opiniões pessoais e sem fundamento "algo que infelizmente acontece em inúmeros templos das mais diversas religiões e não deveria jamais acontecer". As coisas na CCB mudam com o passar do tempo, a Doutrina não graças a Deus. Mas espero que a forma de enxergar os também filhos de Deus Homo afetivos sim. Sou ex-membro da CCB e mesmo assim sei que não podemos "jamais" condenar ou generalizar a igreja pela posição de alguns quadradros e sem luz que infelizmente estão na frente do povo. Acho que cada um deve servir a Deus respeitando ao outro (coisa que não se faz), cada um fique na vocação em que foi chamado. Diferentemente de outros lugares, na CCB a busca desenfreada é pela Salvação das almas e isso é toda a diferença, a busca por benção materiais ou na vida afetiva é uma particularidade de cada um com Deus. Embora as vezes oprimido na CCB pela minha sexualidade, me alimentei muito da Palavra de Deus durante toda a minha vida na CCB, e lá Deus muito me abençoou e ajudou, e assim tem sido até o dia de hoje (Glórias a Deus), eu não vomito no prato que comi, isso é vergonhoso perante Deus e O entristece, a única coisa que descobri graças a Deus, é que tenho um lugar para servi-lo com liberdade sem máscaras, sem fingimento, e este lugar é a Comunidade Cidade de Refúgio. Da mesma forma que meu coração se entristece quando alguém da CCB ou de qualquer outra denominação ataca, apedreja os Homo afetivos, me entristeço ao ver alguém atacar ou criticar a CCB. O problema é que cada um deveria falar da vida do outro só em oração e não o fazem assim. Conheço e tenho amizade com pessoas firmes em Deus na CCB, e que Deus os já tem iluminado nessa parte, e aprenderam que cada um é da forma que é, e que serve a Deus com sua porção, e ninguém é melhor que ninguém. Gostei da sua postagem Brandon Foks. A mágoa que eu tinha da CCB, de tanto pedir Deus tirou do meu coração, afinal a mudança deve começar por nós, se quisermos que os outros mudem. Interpretações da Palavra de Deus existem muitas, confusões mais ainda, mas a principal que Deus nos deixou por Jesus Cristo que é " Amar Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo S.Mateus 22" (Jesus não disse Mas ama ao próximo que seja igual a você, ou que pense igual a você, ou do jeito que você pensa que tem que ser). Deus não faz acepção de pessoas "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Atos 10:34" Por Jesus vem Salvação, somente pela Graça que há em Cristo Jesus sois salvos, Ele é o Caminho a Porta e a própria Salvação. As confusões e demências que a mente humana produz não O interessam, mas o entristecem, e ainda não entenderam isso.

    Abraço Brandon.

    JHF

    ResponderExcluir
  4. Acompanho sempre este blog e sinto nas postagens uma certa mágoa e ressentimento em relação a CCB. Por isso mesmo, os comentários acima do JHF são de extrema importância e devem servir p uma reflexão. Sou membro da CCB tb, batizado, músico, filho de pais crentes e sou gay. Não concordo com a postura e pregaçoes de muitos irmãos que estão em cima do púlpito. Porém, isso não me dá o direito de falar mal da instituição CCB. Ela foi criada através da revelação do Espírito Santo e a graça é de Deus, mas é dirigida por seres humanos suscetíveis a falhas e erros. O que podemos e devemos fazer é orar e pedir misericórdia para todos nós e que Deus possa iluminar e guiar nossos irmãos que estão na frente do povo.
    Gde abç

    ResponderExcluir
  5. Sou serva de Deus da Congregação Cristã no Brasil a 3 anos batizada heterossexual com casamento marcado rs, acho um absurdo a pessoa homossexual não ser respeitada acho que Deus ama a todos nós independente de qualquer coisa, se servimos a ele de coração....Acho errado uma pessoa homossexual não ser aceita nas igrejas, se pregamos tanto sobre caridade e amar ao próximo como a nós mesmos, infelizmente nenhuma igreja é perfeita porque perfeito só Deus nós homens somos servos inúteis...Eu acho que tenho alguns preconceitos que precisam ser trabalhados e excluídos de mim são coisas estereotipadas adquiridas pelo convívio social que adquiri durante a vida sem perceber e como estudo Psicologia comecei a notalos ....Deus abençoe vc, A paz de Deus...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite a paz de deus a todos sou de Capivari SP interior de são Paulo naci na assembléia de deus batizei na Brasil para Cristo depois batizei de novo na CCB para tentar enganar a m mesmo fui buscar vários caminho para deixar de ser o que sou hoje não frequnto nenhum lugar assumi minha sexualidade encluisve meu pai era pastor da assembléia de deus ministério Belém ......hoje namoro tenho um companheiro e vou me casar em breve acostumei com a liturgia do culto da CCB tenho uma vontade imensa e x a ajuda de deus abrir uma igreja com a mesma liturgia da CCB mais uma igreja inclusiva que nos aceite . como somos ore pormim necessito das vossas oração a PA de deus......parabéns pelo trabalho através de voceis a graças do senhor Jesus alcançaram muitas pessoas

    ResponderExcluir
  7. Boa noite a paz de deus a todos sou de Capivari SP interior de são Paulo naci na assembléia de deus batizei na Brasil para Cristo depois batizei de novo na CCB para tentar enganar a m mesmo fui buscar vários caminho para deixar de ser o que sou hoje não frequnto nenhum lugar assumi minha sexualidade encluisve meu pai era pastor da assembléia de deus ministério Belém ......hoje namoro tenho um companheiro e vou me casar em breve acostumei com a liturgia do culto da CCB tenho uma vontade imensa e x a ajuda de deus abrir uma igreja com a mesma liturgia da CCB mais uma igreja inclusiva que nos aceite . como somos ore pormim necessito das vossas oração a PA de deus......parabéns pelo trabalho através de voceis a graças do senhor Jesus alcançaram muitas pessoas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário