sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ted Haggard

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Matheus 7:1-5)


Ted Arthur Haggard, americano nascido em 1956, casado e pai de cinco filhos. Foi fundador e presidente da Igreja Nova Vida (New Life Church), em Colorado Springs, CL, Estados Unidos, que contava até 2006 com uma congregação de 14 mil fiéis, reunidos no mega templo localizado numa região rural do estado. Chegou a ser presidente da Associação Nacional de Evangélicos, que conta com cerca de 30 milhões de fiéis espalhados pelo território americano. Entre as mensagens mais enfatizadas nas pregações de Ted, a homossexualidade certamente era uma das que ganhava mais destaque.

“Nós não temos que debater sobre o que é correto pensar a respeito de relações homossexuais. Está escrito na Bíblia”.  
“Nós dizemos que pureza moral é melhor que imoralidade. Defendemos que dizer a verdade é melhor do que mentir.” (Ted Haggard)
“Não devemos ser enganadores. Não devemos enganar as pessoas intencionalmente. Nós não devemos parecer uma coisa, e sermos outra totalmente diferente na prática. Se há alguma coisa que você vem pensando em fazer e manter isto em segredo, simplesmente não faça! Se você precisa ir a algum lugar no meio da noite, e você quer manter isto em segredo, e espera que ninguém saiba, não vá lá! Se você notar, há todos os dias na capa dos jornais o segredo de alguém sendo revelado” (discurso de Ted Haggard em 1997)

O escândalo

Em novembro de 2006, Mike Jones, um prostituto homossexual denunciou o pastor Haggard em rede de TV, acusando-o de comprar drogas e realizar programas sexuais com o mesmo. A princípio Ted negou as acusações, mas acabou confessando devido às fontes irrefutáveis que provavam seus encontros com Mike. Ted então passou a dar diferentes explicações sobre sua conduta sexual, chegando a dizer que ele era um “heterossexual com desejos homossexuais”.



“A razão pela qual eu mantive minha luta interna em segredo era porque eu temia que meus amigos fossem me rejeitar e me abandoar, e que a igreja iria me excomungar. E foi o que aconteceu.” (Ted Haggard)

Em 2009, Ted Haggard foi questionado por um jornalista:

Jornalista: Você pregava abertamente e com toda sua força que homossexualidade é um pecado. O grande tema da sua pregação era “não tenha segredos em sua vida”. Você acha que então seria justo dizer que você é um hipócrita e um mentiroso?

Ted: Sim, sim, e a razão pela qual eu ensinava aquilo era um reflexo da minha própria luta.

Jornalista: Você acha que deve desculpas aos homossexuais?

Ted: Com certeza, e eu peço desculpas, por toda a dor toda a rejeição que eu causei a gays e lésbicas. Estou profundamente arrependido pela atitude que eu tive. Mas eu acho que eu estava parcialmente agindo daquela forma por causa da minha própria guerra.



Em entrevista no Oprah Show, um dos programas mais populares nos EUA, Ted Haggard afirmou que ele não poderia assumir sua inclinação sexual devido a conflitos e valores religiosos. “Eu queria ser um grande esposo”, “Mas como você pode negar quem você é?” Perguntou Oprah. “Porque como cristão, eu acredito que eu me tornei um novo homem em Cristo. Eu estava esperando por uma transformação interna....Eu me tornei alguém que eu idealizava ser. Eu queria ser fiel à minha esposa, queria ser fiel às pessoas que freqüentavam nossa igreja...” Oprah: “Mas você sabia que não estava sendo”. Ted: “Mas eu acredito em milagres”. Ted admitiu que ainda tem desejos homossexuais.




Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; (Romanos 2:1-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário