quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Homossexualidade na visão da CCB





Alertamos as famílias para o fato de que, influente corrente de pensamento, vinda de pessoas e órgãos que conhecemos, mediante verdadeira lavagem cerebral, induz os jovens a rejeitarem o sexo oposto e colocar o homossexualismo como prática normal, quando o Senhor, por essa prática, condenou à destruição com fogo vindo de Deus, as cidades de Sodoma e Gomorra, matando seus moradores. Por essa razão, à luz da nossa doutrina, o homossexualismo é chamado “o pecado de sodomia”, consistindo em gravíssima abominação aos olhos do Altíssimo.
Circular de março de 2008: AMBIENTES PERIGOSOS PARA NOSSA JUVENTUDE



Gostaria de começar dizendo que não estou torcendo a Bíblia, blasfemando, muito menos apoiando o pecado. Estou apenas tentando demonstrar que, algumas interpretações de trechos bíblicos que nos foram impostas por séculos podem estar parcialmente ou até mesmo totalmente equivocadas.

Também não estou afirmando que minha verdade é absoluta. O único que sabe toda a verdade de todas as coisas é Deus, e a ele cabe dar a resposta final.

Infelizmente, muitos religiosos divergem sobre muitas coisas no tocante as coisas de Deus, se não fosse assim não haveria tantas denominações religiosas com suas diferentes interpretações bíblicas. Mesmo dentro da CCB, há divergência de opiniões sobre diversos assuntos, tanto entre a irmandade como também entre o ministério, e nem por isso os que divergem são considerados blasfemos.

Mediante diversos estudos científicos e depoimentos de pessoas que vivenciam esta condição, podemos afirmar com toda certeza que  pessoas heterossexuais não se tornam homossexuais por convencimento de que “homossexualismo é algo normal”. As pessoas heterossexuais assim o são por natureza. É a lei da perpetuação da espécie que faz com que a maioria dos seres humanos e das espécies animais seja heterossexual. Da mesma forma, a homossexualidade também é algo natural. Tudo o que está na natureza é, de fato, natural. A mulher, por exemplo, possui a função de gerar filhos. Isto é natural. Porém, há mulheres que por razões diversas não podem gerar. Isto também é natural (desde que não esteja sendo usado algum método contraceptivo) pois faz parte da biologia daquela mulher, faz parte de sua natureza.


Por alguma razão ainda não totalmente desvendada pela ciência, cerca de 10% da população mundial desenvolve algum tipo de homossexualidade. Isto sempre foi e sempre será assim. Homossexuais existem em todas as culturas e classes sociais, assim como os canhotos, que são cerca de 15% da população mundial. Por algum motivo, o canhoto desenvolve o lado oposto do cérebro ao do destro. No passado, a Igreja Católica considerava canhotos como pessoas anormais, diabólicas.


A questão é que há, de fato, milhões de homossexuais que vivem enclausurados dentro de uma aparente orientação heterossexual, pois a sociedade hetero, que é maioria, influencia muitos homos a viverem omitindo e ocultando sua orientação. Estes assim procedem por medo de rejeições, represálias e em alguns casos até mesmo pena de morte. No Irã, por exemplo, há pena de morte para homens que mantém relações com pessoas do mesmo sexo. No entanto, mesmo naquela nação, existe uma representativa parcela da população que é homossexual. Eles têm de viver escondidos, muito mais do que nos países ocidentais, porém eles estão lá, assim como estão aqui.


As pessoas não se tornam homossexuais por lavagem cerebral. As pessoas saem do armário quando chegam a seus limites e veem que estão desempenhando um papel que a igreja, a família e a sociedade esperam delas, mas que na verdade não corresponde a quem elas são de verdade.


Sodoma e Gomorra

A interpretação histórica no Cristianismo e no Islamismo sobre Sodoma e Gomorra é a de que estas cidades foram destruídas pelo “pecado de homossexualismo”. O judaismo, por outro lado, não tem este entendimento sobre a destruição destas duas cidades. Vejamos a seguir a verdadeira interpretação para uma das histórias mais conhecidas na Bíblia: A Destruição de Sodoma e Gomorra.

Se fizermos uma análise sem preconceitos sobre os capítulos 18 e 19 de Gêneses, podemos observar algumas coisas pouco consideradas:


Gênesis 18
20: Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito,
23: E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?


32: Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez [justos]? E disse: Não a destruirei por amor dos dez.

Se o pecado de Sodoma e Gomorra fosse “homossexualismo”, como estas cidades teriam crescido e se multiplicado tanto se não havia ali nem mesmo 10 justos (heterossexuais)? Como as pessoas se multiplicaram ali, se todos eram homossexuais?


Gêneses 19
1: E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra;...

4: E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros.

5: E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos....

7: E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;

8: Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado.


9: Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta....

13: Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.


Por que Ló ofereceria suas filhas para estes homens? Será que habitando entre eles, Ló não perceberia que eles não gostavam de mulheres, sendo portanto, homossexuais?


Ser homossexual não é sinônimo de ser mau. Os homens de Sodoma e Gomorra eram homens maus e estavam dispostos a fazer mal aos anjos. Queriam “conhece-los” (o que deixa um sentido de que eles queriam violentá-los). Alguns estudiosos argumentam que o fato de estes homens de Sodoma e Gomorra quererem violentar os anjos (se for este o caso) deve-se ao fato de eles demonstrarem o quanto a presença dos anjos ali era indesejada. A prática de estupro é uma das formas mais humilhantes de dizer que aquela pessoa foi vencida numa guerra, tendo sido usada por muitos soltados em várias batalhas na história da humanidade.Vale lembrar que Ló não era natural daquela região e, portanto, igualmente era mau visto pelos homens daquele local.

Por fim, Ezequiel, profeta de Deus, deu a resposta final e pos fim a esta discussão, ao declarar quais eram os pecados de Sodoma. No judaísmo não existe correlação entre "sodomia" e homossexualidade, devido a explicação do próprio profeta como segue:

Ezequiel 16
49: Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.

50: E se ensoberbeceram, e fizeram abominações diante de mim; portanto, vendo eu isto as tirei dali.

Se “homossexualismo” fosse o pecado de Sodoma, Ezequiel não o teria listado no capítulo acima?

Não estou apoiando a promiscuidade, e nem quero dizer que ser homossexual e viver uma vida de dissoluções está bem. Da mesma forma que prostituição é um pecado para os heterossexuais, ela também o é para gays e lésbicas. A sociedade heterossexual está tão corrompida quanto os homossexuais promíscuos, portanto, não há justificativa em querer dizer que gays são promíscuos pois os heteros do mundo também estão perdidos em fornicações, adultério, divórcios, orgias e tantas outras coisas “abomináveis”.

A questão que o ministério, o mundo e a sociedade precisam entender é que ser homossexual não é uma escolha e independentemente dos preconceitos e da visão estereotipada vigente, homossexuais sempre existiram e sempre existirão. Como explicar a homossexualidade no reino animal? Os animais não raciocinam, agem apenas por instinto, no entanto há centenas de espécies de animais que apresentam instinto e comportamento homossexuais. A ciência também afirma: homossexualidade é uma condição natural para muitos seres humanos e nada há de errado em amar alguém do mesmo sexo.

14 comentários:

  1. Caro Brandon, congrego e na ultima reuniao para a mocidade fiquei horrorizado com o sermão do ancião que humilhou os homosexuais, que a sua iniciativa possa ajudar a melhorar os que na sua natureza querem seguir a Cristo...

    ResponderExcluir
  2. AQUI NO ESTADO DE MT EM TANGARÁ DA SERRA UM ANCIÃO ALÉM DE PREGAR CONTRA O HOMOSSEXUALISMO DISSE NO PUPITO QUE SENTIR ATRAÇÃO PELO MESMO SEXO É PECADO

    ResponderExcluir
  3. como sentir atração por pessoas do mesmo sexo pode ser pecado?

    ninguem escolhe ser heterossexual, da mesma forma ninguem escolhe ser homossexual.

    a biblia não deve ser referencia para condenar a homossexualidade.

    um ancião disse no pulpito uma vez para homossexuais procurarem médicos para serem curadas.

    por acaso a homossexualidade é uma doença?

    a ciencia já provou que o homossexualismo não é doença.

    o ministerio devia ajudar esses moços e moças que possuem essa condição.

    ResponderExcluir
  4. Pois aqui na minha região no norte de minas. Já ouvi anciãos dizendo em reuniões de mocidade que sobre esse assunto. Eles não atacaram os homossexuais e sim disseram que os mesmos podem permanecer fiéis a Cristo, não podendo, no entanto, se casarem (nem com homem nem com mulher, é óbvio). Ele disse apenas que se o irmãozinho não sente atração pelo sexo oposto, ele deve permanecer solteiro e vigiar para não cair em tentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo em uma RDM que fui, o ançição disse a mesma coisa..... estava no norte de minas tbm...

      Excluir
  5. Sei da minha homossexualidade desde muito pequeno. Como poderei dizer que a homossexualidade é influenciada se quando eu era pequeno nem referências homossexuais eu tinha? Sempre congreguei na Congregação Cristã no Brasil desde quando nasci, nunca bebi, fumei, saí para baladas, tive amigos que pudesse sair (nem mesmo para tomar sorvete nos finais de semana), então, quem poderia ter me influenciado? Uma coisa eu digo, ninguém escolhe ser uma minoria para ser condenado por uma maioria, ou seja, ninguém escolhe ser homossexual onde uma sociedade inteira é heterossexual.

    ResponderExcluir
  6. LENDO O QUE ESTÁ ESCRITO ACIMA SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E TAMBÉM ALGUNS COMENTÁRIOS COMO: AQUI NO ESTADO DE MT EM TANGARÁ DA SERRA UM ANCIÃO ALÉM DE PREGAR CONTRA O HOMOSSEXUALISMO DISSE NO PUPITO QUE SENTIR ATRAÇÃO PELO MESMO SEXO É PECADO.
    DECLARO PERANTE TODOS QUE QUEM ESCREVEU ISSO DISSE A MAIS PURA E DOLOROSA VERDADE, POIS EU TAMBÉM ESTAVA NESSA REUNIÃO DE MOCIDADE. O QUE ESTE ANCIÃO DISSE É SIMPLESMENTE UM ABSURDO,NINGUÉM ESCOLHE SE VAI SENTIR ATRAÇÃO POR HOMEM OU POR MULHER.

    ResponderExcluir
  7. Pois na minha cidade (Dourados- MS), um ancião deixou a família para viver com outro homem.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiui bizado nas agua e selado com a promessa se caso Deus abominasse nao teria me dado essa dadiva q foi maravilhoso ser selado com a promeesa do espirito santo. Porem por sentir desejos nao resisti e pequei com homens . Mas mesmo assim nao deixo a grça por nada sempre q posso congrego e Deus de tanta infinita bondade sinto a sua presença e sua virtude q e maravilhoso .

    ResponderExcluir
  9. Eu fiui bizado nas agua e selado com a promessa se caso Deus abominasse nao teria me dado essa dadiva q foi maravilhoso ser selado com a promeesa do espirito santo. Porem por sentir desejos nao resisti e pequei com homens . Mas mesmo assim nao deixo a grça por nada sempre q posso congrego e Deus de tanta infinita bondade sinto a sua presença e sua virtude q e maravilhoso .

    ResponderExcluir
  10. Já que é doença; porque não curam: "E porão as mão sobre os enfermos e os curarão", e se for demonio: "Em meu nome expulsarão os demonios", ou serão esses anciães falsos ministros da verdade!?

    ResponderExcluir
  11. Sou gay congrego tenho liberdade e moro com um irmãozinho e somos discretos.Amamos o dom de Deus e tratamos as coisas de Deus com seriedade e pasmem estamos vendo, Deus nos abencoando,fazendo obras.Senhor tem se usado de irmãos pra pregar pra nós até em cima do púlpito tem nos apontado,pregando bencoes e viagens.

    ResponderExcluir
  12. Sou gay congrego tenho liberdade e moro com um irmãozinho e somos discretos.Amamos o dom de Deus e tratamos as coisas de Deus com seriedade e pasmem estamos vendo, Deus nos abencoando,fazendo obras.Senhor tem se usado de irmãos pra pregar pra nós até em cima do púlpito tem nos apontado,pregando bencoes e viagens.

    ResponderExcluir
  13. Sou gay, moro com irmaozinho, vemos obras, viajamos em missão, temos vistos obras, temos liberdade e visto obras li das na nossa vida, somos discretos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário