domingo, 30 de janeiro de 2011

Pregaceito na CCB


"Se algum dia você se deparar com um homem todo cheio de trejeitos – nesse momento, o pregador imita um rapaz efeminado de cima do púlpito – deixe-o no lugar dele. Não diga nada negativo, para que você não corra o risco de ser processado por “preconceito”. Não tente evangelizá-lo, nem tente trazê-lo aqui para dentro. Irmandade, este pecado não tem perdão. Essas pessoas uma vez vindo para o nosso meio podem acabar levando algum dos nossos lá para o mundo."
(Pregação feita por ancião de uma das CCBs da Grande São Paulo em 2008).

Chega a ser impressionante como idéias preconceituosas de um pregador conseguem facilmente ser enxertadas na exortação daquilo que deveria ser puramente a Palavra de Deus, a qual fala a respeito do amor ao próximo, do perdão, do arrependimento, da humildade e da salvação de todo aquele que crê, porque para Deus, não há acepção de pessoas. (Romanos 2:11)

Muitos homossexuais vivem, de fato, uma vida de armaguras, em deleites de pecado, perdidos no mundo obscuro da prostituição, o que também é verdade para um grande número de heterossexuais, até em maior número do que o de gays e lésbicas, já que a maioria da população é heterossexual. Assim como o heterossexual precisa encontrar o caminho - Jesus - para adquirir a salvação, o homossexual também precisa.

A maioria esmagadora das igrejas evangélicas espera que, ao se converterem, gays e lésbicas não apenas abandem o mundo no qual viviam, mas também que eles mudem de orientação sexual, algo que não está ao alcance deles, já que a atração pelo mesmo sexo não é uma escolha nem uma opção, mas uma condição natural do indivíduo, fato confirmado pela psicologia e compreendido por um grande número de irmãos e irmãs mais instruídos, inclusive cooperadores e anciães.

Pode-se afirmar que a maioria dos homossexuais existentes na Congregação não se converteram na idade adulta: eles nasceram em familias cristãs e foram criados num ambiente onde desde pequenos eram levados às RJM (Reuniões para Jóvens e Menores), foram batizados na adolescência e frequentaram as Reuniões para a Mocidade.

O trecho da pregação mostrado acima mostra o quão perigoso pode ser crer piamente que tudo o que sai dos púlpitos da CCB é revelado por Deus. Imagine como se sentiram os gays que estavam presentes naquele culto. Este ancião contrariou completamente o que o próprio Senhor Jesus Cristo deixou explicito em seu discurso:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16-17).



Jesus em nenhum momento disse: "Pregai o evangelho a toda criatura, exceto a gays e lésbicas". Pelo contrário, Jesus mostrou seu amor para com os indivíduos mais excluidos daquela sociedade hipócrita de seu tempo.

E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (Matheus 9:11-13)

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Romanos 1:16)

Eunucos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os eunucos não eram apenas homens que foram castrados para tomarem conta das esposas e concubinas do reis. Há muitos eunucos que nasceram do ventre de suas mães nesta condição, fato confirmado pela boca do próprio Senhor Jesus, que disse: Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o. (Matheus 19:12 )

Muitos eunucos eram na verdade homossexuais. Religiosos defendem a idéia de que os eunucos não se relacionavam nem com mulheres e nem com homens e pregam que eles não tinham necessidade sexo-afetiva, porém, todos os seres humanos possuem necessidade afetiva e sexual. A sexualidade sempre foi um tema tabu em muitas sociedades e por isso não era debatida abertamente.  Sexo e afeto são coisas tão necessárias quanto comer, respirar, beber água, e realizar as necessidades fisiológicas. Como a homossexualidade era algo ainda mais tabu, os dito "eunucos" não revelavam às pessoas suas preferências e permaneciam calados quanto à sua orientação, algo que acontece muito ainda nos dias atuais.

Uma das histórias bíblicas mais conhecidas diz respeito à conversão de um eunuco etíope. O próprio Anjo do Senhor (Atos 8:26) mandou Filipe a um certo local, onde ele encontrou o eunuco que lia as Escrituras, mas não entendia sobre o que elas falavam. Filipe então anunciou Jesus Cristo àquele eunuco e, crendo ele, foi batizado. (Atos 8:37-38).

Efeminados

O Novo Testamento das Escrituras foi escrito inteiramente em grego. A Palavra grega para o termo comumente traduzido por “efeminado”, nas traduções JFA (versão utilizada na CCB) é malakoi, que literalmente significa “mole”. É uma palavra com um sentido vago e que, ao longo da história bíblica foi traduzida, retraduzida, alterada e modificada várias vezes, de acordo com aquilo que o tradutor interpretava.

Malakoi já foi traduzido como sendo masturbadores, efeminados, depravados, meninos prostitutos e até mesmo homossexuais nas traduções mais recentes. Entretanto, até a Reforma no século XVI e no Catolicismo no Século XX, pensava-se que tal palavra significasse "masturbadores".

A maior parte dos leitores leigos da bíblia desconhece que houve e ainda há muitos debates sobre o que certas palavras gregas significavam na época em que foram escritas. Muito mais difícil ainda é achar uma palavra numa língua estrangeira para adequá-la a seu sentido original. Mas como achar uma palavra certa para tal termo sendo que não se sabe ao certo o que aquele termo significa?

Ao dizer que os efeminados não herdarão o reino dos céus (1 Corinthians 6:9-10), estamos fazendo uma generalização tamanha e descabida. A princípio, o que viria a ser um homem efeminado? Há um grande número de homens que se declaram heterossexuais, muitos inclusive casados, que podem ser identificados como efeminados, pelo seu jeito de ser e de falar.  O que dizer então das mulheres que são masculinizadas?  
Em muitos dos casos, homossexuais são facilmente identificados por um jeito mais efeminado de ser, mas isto não é regra: há um número enorme de homossexuais do sexo masculino que não apresenta nenhum tipo de característica feminina, os quais são normalmente considerados pela população como heterossexuais. Há também lésbicas ultra femininas que jamais seriam identificadas como sendo homossexuais.

Apocalipse 21:8 diz que os tímidos serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre. Isto quer dizer absolutamente que todas as pessoas recatadas, tímidas e que não gostam de falar em público estão condenadas?

Não se pode, portanto, usar a bíblia superficialmente para introduzir preconceitos sociais. As mulheres e os negros foram subjugados por séculos, pois há textos de sobra na bíblia que dão suporte à submissão total da mulher e à escravidão.



Um comentário:

  1. parabens devia haver mais pessoas como vc na terra, JESUS veio para todos!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário